Yamaha inventa motor a combustão que não polui

Data:

A Yamaha pretende revolucionar o setor automobilístico com uma invenção que pode significar o fim dos carros elétricos – ou pelo menos surgir uma alternativa menos poluente do que a gasolina.

Até ao momento a maioria das marcas fez uma clara aposta nos motores elétricos, lembrou o jornal espanhol ‘El Confidencial’, o que obrigou as cidades a enfrentar uma transformação para se adaptarem aos automóveis a bateria com uma infraestrutura de carregamento elétrico cada vez mais densa. Não é de hoje a transição dos veículos, no entanto, o motor de combustão V8 da marca japonesa pode oferecer uma alternativa ao combate às alterações climáticas que não passa pelo elétrico.

A Yamaha mantém a utilização do motor a combustão V8, mas desta feita alimentado a hidrogénio. A marca japonesa apresentou um protótipo deste motor, baseado na mecânica 2UR da Toyota: tem 442 CV de potência a 6.800 rotações por minuto. Os coletores de escape têm o mesmo comprimento para os dutos, o que significa que a água expelida percorre a mesma distância de cada uma dos cilindros e com a mesma velocidade. Ou seja, o novo motor V8 apenas expele vapor de água pelos dutos de exaustão, respeitando assim o meio ambiente.

Este avanço tecnológico surge da união da Yamaha com as principais marcas japonesas: há um ano, a Honda, Suzuki, Kawasaki e Yamaha criaram a associação de investigação tecnológica ‘HySE’ para desenvolver motores movidos a hidrogénio para veículos de pequena mobilidade, como motos ou drones, ente outros.

As empresas uniram forças com o objetivo de “alcançar uma sociedade descarbonizada”. As suas três principais linhas de estudo são a investigação de motores movidos a hidrogénio o estudo de sistemas de reabastecimento e o estudo de sistemas de alimentação de combustível. A Toyota também colabora neste projeto, para dotar os seus veículos de quatro rodas dos resultados desta pesquisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Russia pode construir bases de lançamento de naves espaciais em África

A Rússia ofereceu a alguns países amigos a construção...

Empresa de telecomunicações ITA inaugura salas de informática em escola do Uíge

A Internet Technologies Angola, empresa que actua no sector...

Azule Energy faz parte, como operador, do Novo Consórcio que quer acelerar produção de gás em Angola

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),...