A 10ª edição do prestigiado prémio Africa Magic Viewers Choice Awards conta com nomeações de dois filmes “O 11º Mandamento” e “Mfumukazi”, que têm a participação da angolana Eltina Gaspar desempenhando papéis importantes, como operadora de câmara e designer de produção, respectivamente.
A indicação de Eltina Gaspar aos AMVCA Awards 2024 é uma prova do trabalho árduo e da excelência da equipa da Multichoice Talent Factory (MTF), da qual a jovem produtora fez parte como estudante da turma de 2023 na Academia da Zâmbia.
Este reconhecimento não só destaca o talento individual da Eltina, mas também ressalta o compromisso da MTF em capacitar jovens cineastas africanos para alcançarem o sucesso nas suas carreiras.
O filme “O 11º Mandamento” retrata a história de uma jovem humilde e religiosa, que confrontada com as vicissitudes da vida, é atraída para o mundo da prostituição.
Por outro lado, “Mfumukazi” narra sobre um amor proibido entre o rei e sua serva, cuja paixão é ameaçada pelas maldades da rainha. Contudo, mesmo diante de adversidades esse amor enfrenta uma reviravolta inesperada, desafiando as expectativas e as convenções sociais.
Para a DStv Angola o reconhecimento alcançado por esses dois filmes, que são verdadeiras obras-primas da indústria cinematográfica africana é um orgulho, sendo que reflecte as habilidades excepcionais, a dedicação, o talento e a criatividade de Eltina, bem como de todos os colegas que contribuíram significativamente para o sucesso dos referidos filmes.
A cerimónia de entrega dos prémios Africa Magic Viewers’ Choice Awards está marcada para o dia 11 de Maio, com transmissão em directo em todos os canais Africa Magic na DStv. Femi Oudgbemi, o produtor e cineasta nigeriano, que esteve em Angola em Agosto do ano passado a facilitar Masterclasses da MTF em parceria com o Angola Move, é o presidente do júri desta edição.
Sobre a Eltina Gaspar
Nascida aos 12 de fevereiro de 1994, na província de Luanda, Eltina Vissolela dos Santos Gaspar é uma jovem cineasta sonhadora, com destacada habilidade nas áreas de direção de fotografia e edição de vídeos.
Considera-se apaixonada pela indústria cinematográfica, sendo uma das duas primeiras mulheres angolanas a ingressar na Multichoice Talent Factory, onde encontrou uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional. Durante a sua formação na MTF, explorou áreas como direcção de arte, roteiro e produção, o que ajudou a moldar a sua carreira promissora.
Após o percurso enriquecedor na MTF, Eltina conquistou o seu primeiro prémio como Melhor Realizadora no concurso Shortcutz Luanda Meets EcoJovens, realizado em Fevereiro de 2024. E agora, os 2 filmes em que participou na Academia da Zâmibia foram nomeados para os Africa Magiv Viewers Choice Awards. Com isso, ela vislumbra um futuro brilhante e aspira conquistar o prestigiado Oscar de Melhor Filme.