O Centrooptico celebrou esta manhã, 25, um protocolo de cooperação com a Federação Angolana de Futebol de Futsal (FAFUSA), tornando-se num dos principais patrocinadores da modalidade de futsal em Angola. O protocolo prevê um patrocínio do Centrooptico no valor global de 25 milhões de kwanzas, durante o ano de 2024, que permitirá apoiar a Selecção Angolana de Futsal, o Campeonato Nacional de Futsal e o desenvolvimento do projecto social Nzoji. Protocolado está também a realização de rastreios visuais e auditivos às equipas feminina e masculina, e em caso de necessidade, oferta de consultas de optometria e óculos desportivos.
O Projecto Nzoji, desenvolvido pela FAFUSA sob orientação do seleccionador nacional Marcos Antunes, prevê a criação de um torneio de futsal inter-escolar entre 16 escolas nos escalões dos 8 aos 17 anos, impactando 8000 alunos. O Centrooptico, além do donativo que apoiará o desenvolvimento do projecto, vai também assegurar a melhoria da saúde ocular das crianças participantes, mediante a realização de rastreios visuais gratuitos às crianças que praticam futsal, incluindo a oferta de consultas de optometria e óculos graduados a quem necessitar. No âmbito deste apoio, o líder no sector da óptica compromete-se ainda a oferecer material escolar às crianças Nzoji, e a realizar palestras sobre saúde visual e auditiva à comunidade envolvida no projecto.
“A responsabilidade social externa do Centrooptico concentra-se em três pilares fundamentais: saúde, educação e desporto. Através destas áreas, procuramos fazer a diferença na vida de quem mais precisa, tendo como propósito melhorar a acessibilidade aos cuidados de saúde visual e auditiva. Conscientes da importância do desporto, e em particular do futsal, no nosso País, queremos reforçar cada vez mais a nossa aposta no crescimento desta modalidade em Angola”, afirma Susana Ferreira, Directora de Marketing e Comunicação.
Lançado em Fevereiro de 2023 pela FAFUSA, o Projecto Nzoji visa uma mudança social e cívica de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em Angola. As linhas de actuação do projecto, dinamizado pelo seleccionador Marcos Antunes, estão focadas nas áreas da educação, saúde e bem-estar, integração social, equidade de género, liderança infantil, construção da paz, melhoria do ambiente e higiene, e inserção profissional.
“É com enorme orgulho e satisfação que este ano o Centrooptico volta a associar-se a esta iniciativa. Acreditamos que podemos fazer a diferença e contribuir para melhorar a acessibilidade da saúde visual e auditiva das comunidades onde actuamos através de uma atitude participativa, incentivando e apoiando diferentes acções e projectos”, salienta André Grilo, Financial & Legal Manager do Centrooptico.