O Spotify adicionou um miniplayer há muito solicitado à sua aplicação desktop, dando-lhe acesso rápido à reprodução e libertando-o para se concentrar noutras coisas. A janela flutuante redimensionável permite-lhe controlar o áudio, incluindo a mudança de músicas, a seleção de listas de reprodução e o ajuste do volume.
O Spotify afirmou que a funcionalidade já começou a ser disponibilizada aos assinantes Premium. Assim que estiver disponível na sua aplicação, pode iniciar o Miniplayer do Spotify Desktop clicando num quadrado no canto inferior direito da aplicação, à direita dos controlos de reprodução padrão.
Depois de clicar nesse quadrado, aparece uma janela flutuante ao lado da aplicação completa.
O Miniplayer é redimensionável e pode funcionar num formato quadrado, ideal para vídeos; ou numa barra mais fina, que é minimamente intrusiva e oferece controlos de reprodução/pausa e de saltar músicas ao lado das informações da faixa atual e da capa do álbum.
A funcionalidade anula potencialmente a necessidade de aplicações de terceiros (como o Alfred Spotify Mini Player, o Lofi Spotify Mini Player e o SpotMenu) para preencher o que alguns utilizadores consideraram um grande descuido do serviço de streaming.
Um post da comunidade Spotify a solicitar esta funcionalidade em 2019 teve mais de 3200 votos positivos. A Apple Music tem um MiniPlayer equivalente para macOS e Windows há muito tempo. Como às vezes acontece, o Spotify demorou a chegar.
O Spotify descreveu o Miniplayer como sendo lançado primeiro para os assinantes Premium, o que sugere que pode eventualmente chegar aos utilizadores do plano gratuito. Se é um subscritor Premium, procure o pequeno quadrado que aparece no canto inferior direito da aplicação desktop.