Financiamento pela bolsa. ACREP encaixa 5,4 mil milhões

Data:

A ACREP (Exploração Petrolífera SA), que se reclama a segunda maior petrolífera privada angolana com operações onshore, obteve um encaixe algo superior a 5.409 milhões de kwanzas, numa oferta pública de venda (OPV) de acções em bolsa em que a procura se situou a 24,04 por cento da oferta.

A Bolsa da Dívida e Valores de Angola (Bodiva), que na terça-feira apresentou os resultados da OPV apurados, declarou que foram negociadas 72.121 das 300 mil acções colocadas a um preço de venda de 75 mil kwanzas por acção.
Quatrocentos e quarenta e sete investidores passaram a accionistas do companhia no fim da operação durante a qual foram consideradas todas as ordens de compra iguais ao preço unitário final de oferta (de 75 mil kwanzas), em que 26 são trabalhadores e 421 público em geral.
Uma fonte da Bovida, que detém a plataforma electrónica em que ocorreu a venda das acções, afirmou, em declarações ao Jornal de Angola, que, à luz da procura, situada abaixo a operação “não deve ser considerada má”.


O resultado da procura nesta operação está distanciado do desempenho obtido de ofertas públicas por subscrição como a das obrigações da Sonangol em que a cobertura do rácio da oferta superou os 111 por cento, em Agosto do ano passado, ou em 1,58 vezes, no caso das acções do Banco Angolano de Investimento (BAI), em Junho de 2022.
A fonte atribuiu parcialmente os resultados ao desconhecimento do activo, a ACREP, mas, também, ao preço das acções diante da conjuntura económica do país.
A operação permitiu,contudo, confirmar o dinamismo do mercado da bolsa e da preparação dos seus sistemas operacionais para oferecer soluções de financiamento ao mercado angolano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...