Taxa de empregabilidade nas mulheres é de 59,3 por cento

Data:

As mulheres representam, neste momento, 59,3 por cento da taxa de emprego do país, menor que a dos homens estimada em 62,1 por cento.

Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), em Angola, 5,9 milhões do total de 11,6 milhões de pessoas empregadas são mulheres.

Em relação à taxa de emprego global, que é de 60,7 por cento, as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de emprego na área rural é significativamente superior à urbana (76,2 e 52,6 por cento), respectivamente, resultando numa diferença de 23,6 pontos percentuais.

A taxa de emprego dos jovens com 15-24 anos, foi de 35,1 por cento, havendo uma ligeira diferença entre homens e mulheres (35,0 e 35,2 por cento respectivamente). Entretanto, os dados indicam que os grupos etários 35-44 e 45-54 anos de idade concentram o maior grupo de pessoas empregadas.

Já a taxa de actividade é de 88,8 por cento nas mulheres.

As mulheres são também a maioria da população economicamente activa, com uma quota de 8,8 milhões, acima dos 8,2 milhões dos homens. O total de pessoas com capacidade de exercer uma actividade remunerada é de 17,15 milhões, ainda segundo os dados do INE.

A amostra do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA) permite constatar que ao nível nacional a maioria das pessoas empregadas encontra-se no emprego informal 80,5 por cento das quais 72,2 por cento entre homens e 88,5 por cento entre mulheres. A análise dos dados indicou que a taxa de emprego informal é maior na área rural que na área urbana (95,5 e 69,2 por cento) respectivamente.

É importante destacar que o INE tem usado para o inquérito ao emprego, o conceito amplo de desemprego, o qual requer que a pessoa esteja disponível para trabalhar na semana de referência ou durante os 15 dias seguintes ao inquérito, mas não requer que a pessoa tenha procurado activamente trabalho. Este conceito é recomendado pela OIT, para países em vias de desenvolvimento, onde existem limitações nos meios formais de procura de emprego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Austrália vai banir uso de redes sociais por jovens abaixo dos 16 anos

A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro Anthony Albanese. A Austrália...

ENBI lança passe de transporte público GiraMais em Cabinda

A partir de Dezembro, e até ao final do...

Angola busca investidores para o sector mineiro na África do Sul

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás realiza...

Canadá encerra filial do TikTok, mas aplicação continua acessível no país

O Canadá ordenou na quarta-feira a liquidação da filial...