O novo importador e distribuidor oficial da Isuzu em Angola, a Carby, deu início, em Viana, a uma ambiciosa etapa desta marca de veículos comerciais no país. A nova agência da Isuzu, localizada na Via Expressa, representa o pontapé de saída da Carby no mercado nacional, onde investirá, só este ano, cerca de 20 milhões de euros. A chegada da Carby a Angola já gerou 85 empregos directos, ocupados por jovens angolanos com menos de 30 anos. Em vista, a empresa do grupo Automatriz tem agora a expansão para outros pontos do país.
Durante a inauguração, Ângelo Ferreira, Director-Geral da Automatriz, realçou a “fiabilidade dos veículos Isuzu”, e traçou como objectivo “disputar a liderança do mercado angolano, afirmando a Isuzu como a grande marca de referência no sector dos veículos comerciais ligeiros”. Para tal, indica, a Carby e o grupo Automatriz apostarão “no seu grande diferencial – agrande proximidade com o cliente e o serviço de assistência pós-venda”. “O objectivo da Carby não é só vender carros, mas proporcionar uma solução de mobilidade, um serviço de qualidade depois do momento da venda, que é quando realmente começa a nossa relação com o cliente. O desafio é sermos capazes de dar a melhor assistência técnica, de fornecer as peças de substituição e de adaptarmos a nossa estrutura às necessidades reais dos clientes, criando assim ciclos de fidelização”, comenta.
A entrada da Carby em Angola, assinalada com a inauguração da agência da Isuzu em Viana, faz parte de um investimento maior de 20 milhões de euros para 2024, indicou também o Director-Geral da Automatriz. “Este é apenas o início. Este ano, queremos que a Carby cresça e se consolide em Luanda, e pensamos também abrir pontos de venda e assistência da Isuzu em Benguela, Saurimo e na província de Cabinda.” No próximo ano, avançou ainda, “a Automatriz prevê um novo investimento de 20 milhões de euros em Angola, no âmbito do plano de expansão do grupo, com a representação de outras marcas”.
Em representação do Ministro dos Transportes na inauguração da agência da Isuzu, em Viana, o Presidente do Conselho de Administração da Agência de Transportes Terrestes, Dr. Énio Costa, enfatizou e saudou a “confiança de empresários que continuam a acreditar nas políticas que estão a ser traçadas pelo executivo angolano”, apesar “do contexto complexo da economia angolana”.
Énio Costa aproveitou a ocasião para recordar que “O Ministério dos Transportes e o governo de Angola estão a trabalhar na política de electromobilidade”, apelando às empresas do sector automóvel para “começar a olhar para esta vertente e as respectivas oportunidade de negócio”. O responsável relembrou ainda a “importância de empresas” como a Automatriz e a Carby terem uma “ligação directa com os fabricantes”, para o reforço da segurança dos veículos e a sua contribuição para a segurança rodoviária no país, um objectivo prioritário do governo angolano.
Na agência automóvel Carby hoje inaugurada, os clientes podem encontrar as viaturas e serviços da Isuzu, com destaque para a Isuzu D-MAX, uma pick-up todo-o-terreno. Embora os preços variem consoante o tipo de produto e equipamento, bem como a quantidade de viaturas adquiridas, os veículos Isuzu estão disponíveis por preços a partir dos 35 mil 300 USD. Focada nos clientes profissionais e empresariais, a Carby apoia também na busca de soluções de financiamento para compra de veículos Isuzu.