O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e o Banco YETU vão assinar, terça-feira, no edifício sede do FGC, em Talatona, Luanda, um acordo para apoiar projectos sustentáveis.
O memorando de entendimento vai permitir a criação de condições para a concessão automática de Garantias Parciais de Crédito às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME´s), cooperativas e empreendedores singulares.
Segundo uma nota consultada pelo JA Online, a celebração do acordo tem como objectivo fomentar a produção nacional e promover os produtos com selo “Feito em Angola”, por intermédio da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS), projectado pelo FGC, para cobrir a insuficiência de garantias reais que as MPME’s, Cooperativas e Empreendedores Singulares apresentam no momento da solicitação de crédito.
Com uma cobertura do risco de até 90% do financiamento, o acordo prevê a automatização das garantias públicas, num montante de até Kz 200 000 000,00 (duzentos milhões de kwanzas).
Da parte do FGC, o documento vai ser rubricado pelo presidente do Conselho de Administração, Luzayadio Simba, e pelo administrador para Área de Negócios, Eduardo Katalahary Mohamed, enquanto do lado do Banco YETU, pelos Administradores Executivos Agostinho Pires Filipe e João da Costa Ferreira.