Investimento estrangeiro direto na China cai para nível mais baixo em décadas

Data:

O investimento na China feito por empresas estrangeiras caiu para o menor nível em 30 anos, segundo dados oficiais divulgados neste domingo, 18,. Pressão sobre empresas, desaceleração econômica e sanções dos EUA são alguns dos motivos pela queda dos investimentos.

O investimento estrangeiro direto (IED) da China totalizou USD 33 bilhões em 2023, de acordo com a Administração Estatal de Câmbio, queda de cerca de 80% em relação a 2022. Apesar do número ter sido positivo (mais dinheiro entrando do que saindo), o IED diminuiu pelo segundo ano consecutivo e é menos de 10% do pico de USD 344 bilhões registrado em 2021.

O IED está no seu ponto mais baixo desde que o presidente Deng Xiaoping pressionou pela aceleração de sua política de reforma e abertura da economia durante uma viagem ao sul da China que fez em 1992.

As empresas estrangeiras têm reduzido suas operações no país depois que Pequim passou a se concentrar mais na proteção da segurança nacional, incluindo espionagem. As autoridades reforçaram o controle sobre as empresas de pesquisa que fazem análises de mercados. Também houve relatos de detenção de trabalhadores de empresas estrangeiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

CEO da Lucapa Diamond, Nick Selby, abandona o cargo

O director executivo e administrativo da Lucapa Diamond, Nick...

Endividamento das famílias e das empresas cresceu 26,6% em Outubro, diz BNA

O endividamento do sector privado (empresas privadas e particulares)...