Associações pesqueiras dos municípios de Cabinda e Cacongo, na província mais a Norte de Angola, beneficiaram de um financiamento da Chevron de 373.424 dólares para alavancar a actividade piscatória na região.
A informação foi avançada ao Jornal de Angola pelo secretário provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas de Cabinda, André Fuca.
O responsável, que falava durante a cerimónia de apresentação do Projecto de Reforço de Meios de Subsistência das Comunidades Piscatórias do Litoral, sob tutela da instituição que dirige, avançou que o valor disponibilizado pela Chevron (incluindo os associados do Bloco Zero) já se encontra sob gestão da Secretaria Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas para beneficiar um total de 200 pescadores dos dois municípios do litoral que se dedicam à pesca artesanal e ao processamento de pescado.
André Fuca não indicou o valor que cada pescador poderá eventualmente receber, mas admitiu que será distribuído por três fases, com prioridade para os pescadores vulneráveis de pequena escala e suas famílias.
O dirigente da Cooperativa Pesqueira de Cabinda, Lucas Loto, também teceu algumas palavras. “Vai contribuir significativamente na melhoria da qualidade profissional e de vida dos pescadores locais”, disse.
“Abre-se uma nova oportunidade para o crescimento da actividade piscatória em Cabinda”, acrescentou Joaquim Barbosa, responsável da Associação Avó-Pesca de Cacongo.