A Casa do Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, erguida no Parque Nacional do Iona, na província do Namibe, durante a luta contra o colono português, vai ser transformada em ponto turístico para aquela localidade, divulgou, hoje, o Jornal de Angola.
A residência onde habitou o Agostinho Neto poderá ser requalificada e convertida em um ponto turístico histórico-cultural, sob proposta do Governo Provincial do Namibe, assim como o Kitesurf, condução nas dunas, canoagem, observatório de aves e outros turismos do parque.
Por outro lado, as novas infra-estruturas da área de conservação e gestão da biodiversidade que estão a ser erguidas naquela localidade poderão ser inauguradas, no próximo mês de Março, colocando à disposição de cidadãos nacionais e estrangeiros, informou a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, durante uma reunião com a African Parks, empresa gestora da instituição.
A parceria de gestão público-privada entre o Governo e a Organização Não-Governamental African Parks, trabalha, igualmente, na implementação de cooperativas agrícolas e de artesanato nas comunidades e conta com um programa de formação para o desenvolvimento comunitário dos habitantes da região.
O Parque Nacional do Iona conta com 23 vivendas para alojamentos e emprega 135 funcionários, avançou o Governo Provincial do Namibe, no Facebook.