O Banco Nacional de Angola(BNA) anunciou uma inovação no Sistema de Pagamento, que permite que os beneficiários de transferências, efectuadas à sexta-feira e ao sábado de manhã, quer nos balcões, como nos canais remotos (mobile e internet banking), possam ver o seu dinheiro reflectido nas suas contas bancárias ainda no sábado.
De acordo com o documento, publicado no site do BNA, sexta feira, esta realidade já se assiste desde o dia 13 de Janeiro do corrente ano e é resultado de um projecto que se iniciou em Outubro de 2023, com o lançamento da primeira fase do Sistema de Pagamento em Tempo Real (SPTR) 24/7.
Esta inovação tecnológica permitiu aos usuários de operações de transferências e pagamentos efectuados com recurso a cartão de débito Multicaixa passarem a ter reflectidos os valores referentes àquelas operações no dia imediatamente seguinte nas suas contas bancárias.
Este lançamento é um movimento estratégico e inovador de continuidade da modernização do Sistema de Pagamentos de Angola (SPA), impulsionada pela dinâmica de novos serviços de pagamentos e garante aos angolanos uma ferramenta que impacta de forma positiva na vida quotidiana dos cidadãos e dos agentes económicos.
Os serviços, que estão a ser implementados em “coordenação” com a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) e os Bancos Comerciais, devem “aumentar a credibilidade, eficácia e comodidade dos pagamentos, com realce para a disponibilização de fundos nas contas dos beneficiários aos sábados, domingos e feriados”.
Com estas acções, o Banco Central reafirma o seu compromisso com a modernização e a eficiência dos serviços financeiros, e segundo a nota vai continuar a envidar esforços para garantir maior eficiência, celeridade e modernização dos pagamentos, bem como a consolidação do sistema de pagamentos digitais a nível nacional.