Desde 2010 que a Samsung ocupava o número um do ranking das empresas que mais produzem smartphones mundialmente. Em 2023 é destronada pela rival norte-americana Apple.
A gigante norte-americana Apple destronou a Samsung como a maior fabricante de smartphones em 2023. A empresa sul-coreana era detentora do título desde 2010, segundo avança o jornal ‘El Economista’.
A Apple foi a única empresa do top 3 que registou um crescimento anual nas unidades produzidas em 2023, o que lhe permitiu atingir este marco. A empresa tem sido líder nas receitas e lucros da venda de smartphones, mas só agora conseguiu ser a número um em volume de unidades vendidas anuais.
Esta ultrapassagem ocorre apesar de o mercado global de smartphones ter caído 3,2% em 2023, segundo uma análise da empresa IDC, tendo sidas vendidas um total de 1,17 mil milhões de unidades.
Segundo a IDC, a empresa norte-americana terminou o ano com um total de 234 milhões de unidades vendidas, o que corresponde a 20,1% do mercado global, enquanto a Samsung apenas vendeu 226 milhões de unidades.
Nabila Popal, diretora da investigação da IDC, afirma que “o sucesso e a resiliência contínuos da Apple devem-se em grande parte à tendência crescente para dispositivos ‘premium’, que agora representam mais de 20% do mercado, às ofertas agressivas de troca para modelos mais antigos e aos planos de financiamento a taxa zero”.
A Apple e a Samsung ocupam o pódio do top 5 das empresas que mais unidades de smartphones venderam, seguidas da Xiaomi, que vendeu um total de 145 milhões de unidades, da OPPO, com 103 milhões e por último, a Transsion, com 94 milhões de unidades.