Número 1 no mundo: Microsoft ultrapassa Apple em cotação de mercado

Data:

A cotada atingiu os 2,89 biliões de dólares em cotação de mercado e tornou-se líder nesse parâmetro, à escala global. Os investimentos em Inteligência Artificial têm sido determinantes, mas nao apenas no caso da Microsoft.

A Microsoft ultrapassou a Apple em cotação de mercado e tornou-se a cotada mais valiosa em todo o mundo. A empresa, fundada por Bill Gates e Paul Allen em 1975 está a investir fortemente em Inteligência Artificial (IA), o que tem contribuído para a sua valorização em bolsa, de tal modo que a cotação atingiu 2,89 biliões de dólares (2,63 biliões de euros, à taxa de câmbio atual) na passada sexta-feira.

As ações da tecnológica estavam a ser negociadas em 388,47 dólares quando a última sessão da semana foi dada por terminada. Trata-se, por isso, de uma subida de 1% na sexta-feira e de 62,38% em um ano. De recordar que, em 2023, a Microsoft investiu 10 mil milhões de dólares (9,13 mil milhões de euros) na OpenAI, empresa mãe do chatbot online ChatGPT, ferramenta de linguagem que tem por base a IA.

Os investimentos em Inteligência Artificial têm sido determinantes para a subida da cotação de uma série de cotadas nos últimos 12 meses. Prova disso é que o índice Nasdaq-100, que reúne empresas de referência a operar no sector tecnológico, subiu 54% em 2023. Por esta altura, são muitos os analistas que perspetivam que a tendência seja para manter no futuro mais próximo, em 2024.

Por outro lado, o presente ano não tem sido positivo para a Apple, cuja cotação ficou, na última sexta-feira, abaixo daquela que abriu a primeira sessão de janeiro, no dia 2. A sessão terminou com as ações a serem negociadas em 185,92 dólares (185,87 dólares a abrir o ano).

Em causa estão, à cabeça, a quebra de vendas no mercado chinês e a batalha legal que envolve os relógios produzidos pela marca, os “Apple Watch”, e que obrigou a que os mesmos fossem removidos das prateleiras das lojas nos Estados Unidos.

Os títulos da tecnológica lançada em 1976 por Steve Jobs valorizaram 37,96% no último ano civil, o que significa uma subida substancialmente menos acentuada do que aquela de que a Microsoft foi protagonista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

CEO da Lucapa Diamond, Nick Selby, abandona o cargo

O director executivo e administrativo da Lucapa Diamond, Nick...

Endividamento das famílias e das empresas cresceu 26,6% em Outubro, diz BNA

O endividamento do sector privado (empresas privadas e particulares)...