Access Bank conclui aquisição da Atlas Mara, criando um dos cinco maiores bancos da Zâmbia

Data:

Empresa também vai operar em Angola por via da aquisição de participação no Finibanco.

O Access Bank Zambia Limited (“Access Bank”) anunciou que concluiu a aquisição da African Banking Corporation Zambia Limited, que actua como Atlas Mara Zambia (“Atlas Mara”) após a obtenção de todas as aprovações regulamentares necessárias. A Atlas Mara é agora uma filial detida a 100% pelo Access Bank Zambia.

Após este marco regulamentar, os dois bancos continuarão a operar separadamente até que todos os processos relacionados com a integração estejam concluídos. Uma vez concluída a fusão, as entidades combinadas tornarse-ão um dos cinco maiores bancos da Zâmbia em termos de receitas, com perspectivas de se tornar num dos três maiores até 2027.

Roosevelt Ogbonna, Director Executivo do Access Bank Plc, afirmou: “Isto constitui um marco significativo para o Access Bank Plc, à medida que trabalhamos para alcançar a nossa visão de ser o banco africano mais respeitado do mundo. Estamos preparados para o sucesso ao harmonizar as marcas robustas, o rico , os valores partilhados e as melhores práticas de ambas as empresas na criação de oportunidades que se estendem a todas as nossas partes interessadas na Zâmbia e na região da SADC.”

Lishala Situmbeko, Director Executivo do Access Bank Zambia, acrescentou: “Estamos extremamente satisfeitos por esta transação ter chegado ao fim. Ao juntar estas duas grandes empresas, estamos a criar uma instituição financeira mais forte e mais competitiva, que desempenhará um papel importante na recuperação económica da Zâmbia. Esperamos poder tirar partido dos pontos fortes operacionais e culturais de ambas as empresas para beneficiar todas as partes interessadas. À medida que continuamos a finalizar o alinhamento dos nossos produtos e serviços, garantiremos que os nossos clientes continuem a usufruir dos benefícios de um conjunto de produtos mais alargado no futuro. Em última análise, queremos continuar a fornecer uma oferta de serviços holística que beneficie os nossos clientes a partir de um foco partilhado na inclusão financeira e na banca digital.” 

Os principais destaques após a fusão dos dois bancos 

● Após a integração total dos dois bancos, os clientes terão acesso a um total de mais de 60 balcões, 5 centros de tesouraria, 8 agências, mais de 5 300 agentes Tenga Express e uma rede de mais de 240 ATM em todo o país. 

● Os clientes empresariais beneficiarão de um balanço combinado maior, de uma pegada internacional mais alargada e de um maior acesso ao financiamento do comércio, à tesouraria, aos pagamentos internacionais e aos empréstimos através da rede de distribuição mais alargada do banco alargado, que hoje abrange três continentes e 21 mercados. As partes interessadas beneficiarão igualmente da presença do Access Bank nos principais corredores comerciais que ligam África ao Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, China, Líbano, França, Hong Kong e Índia.

● As PME’s beneficiarão da actual proposta bancária que tem por objectivo incentivar e apoiar as suas ambições de crescimento.

● O sector público beneficiará da maior ênfase na digitalização e na facilidade de cobrança de receitas.

● A empresa combinada criará oportunidades significativas para o desenvolvimento profissional e de carreira dos nossos funcionários, através da integração numa rede de maior dimensão, tanto a nível nacional como mundial. www.accessbankplc.com

● Em toda a Zâmbia, as partes interessadas beneficiarão da presença de um grupo africano de serviços financeiros que, na sua essência, foi construído com base na garantia de que as comunidades em que opera estão melhor equipadas para ter sucesso.

● A fusão proporcionará às partes interessadas do banco combinado a oportunidade de beneficiarem do compromisso do Access Bank de alargar os serviços financeiros aos não bancarizados e de aprofundar a sua oferta de serviços financeiros aos clientes bancarizados.

O Director Geral em exercício do Atlas Mara, Bobbline Cheembela, afirmou: “A fusão com o Access Bank permitenos reunir as melhores qualidades, capacidades e recursos de ambas as organizações. A extensa rede da Atlas Mara e a sua contribuição para o sector público e a sua capacidade nos mercados globais e na tesouraria, combinadas com o enfoque do Access Bank nas PME’s e a disponibilização de financiamento comercial, tesouraria e experiência em empréstimos a empresas às empresas multinacionais e PME’s da Zâmbia, não só criaram um líder do sector, como também um campeão para o nosso país. Dispomos agora de um conjunto de competências mais completo e abrangente, o que nos permite servir melhor os nossos clientes e outras partes interessadas”.

Com a aquisição legal concluída, os dois bancos trabalharão nos bastidores para garantir uma transição harmoniosa após a conclusão da fusão. Entretanto, os clientes continuarão a ser servidos através do seu banco habitual, seja o Access Bank ou o Atlas Mara. O objectivo imediato da empresa é integrar as duas empresas e trabalhar no sentido de operar como uma entidade única com um único quadro de pessoal, bem como produtos e serviços harmonizados. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...