No partido socialista desde os 17 anos. Quem é o novo e jovem primeiro-ministro francês?

Data:

O atual ministro francês da Educação, Gabriel Attal, foi nomeado pelo Presidente Emmanuel Macron o sucessor de Élisabeth Borne no cargo de primeiro-ministro de França. Mas restam dúvidas sobre quem é este jovem político que ascendeu rápido nas considerações de Macron.

Emmanuel Macron nomeou o ministro da Educação, Gabriel Attal, de 34 anos, como novo primeiro-ministro esta terça-feira.

Isto torna Attal, aos 34 anos, o primeiro-ministro francês mais jovem do pós-guerra, um recorde anteriormente detido pelo esquerdista Laurent Fabius, que tinha 37 anos quando foi nomeado primeiro-ministro por François Mitterrand em 1984.

Nascido em Clamart, a 16 de março de 1989, Gabriel Attal já estava “destinado” para a política enquanto crescia e se educava em colégios privados.

O pai de Attal, Yves, era descendente de judeus tunisianos e parte da sua família foi deportada durante a Segunda Guerra Mundial, de acordo com uma reportagem de perfil do Le Monde. No entanto, Attal foi criado como cristão ortodoxo pela sua mãe, cujas origens remontam à Rússia.

Attal juntou-se ao Partido Socialista quando tinha 17 anos. Nos seus anos de faculdade, em Paris, foi eleito pelos seus colegas como o mais provável de vir a ser presidente do país.

No entanto, e apesar dessa “fama política” precoce, o novo primeiro-ministro já admitiu ter sido vítima de bullying na escola, especialmente por ser homossexual.

tornou-se um nome familiar na política francesa depois de ser nomeado porta-voz do governo durante a pandemia.

Mais tarde, o jovem prodígio seria nomeado para trabalhar no ministério das finanças e depois para ministro da educação em 2023. Tornou-se, então, conhecido como um dos ministros mais experientes de Macron e como um comunicador nato.

A primeira medida de Attal, após a sua nomeação como ministro da Educação o ano passado, foi proibir o vestuário conhecido como Abaya nas escolas públicas, tendo sido uma medida popular entre os eleitores conservadores.

O Futuro

O primeiro desafio de Attal será relançar a imagem do executivo na segunda metade do quinquénio de Macron, num ano-chave com a celebração dos Jogos Olímpicos e as eleições europeias, depois de a estabilidade do executivo ter sido seriamente afetada por lutas constantes no Parlamento, onde foram apresentadas cerca de 30 moções de censura.

A reforma das pensões e, mais recentemente, a lei que modifica uma série de políticas migratórias – ainda pendentes de revisão pelo Conselho Constitucional – acabaram por pesar sobre o Governo e, em particular, sobre a primeira-ministra cessante, Élisabeth Borne.

FILE – Government spokesperson Gabriel Attal, walks out after the weekly cabinet meeting, at the Elysee Palace, in Paris, Wednesday, May 11, 2022. Gabriel Attal was named Tuesday Jan.9, 2024 as France’s youngest-ever prime minister, as President Emmanuel Macron seeks a fresh start for the rest of his term amid growing political pressure from the far right. (AP Photo/Francois Mori, File)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...