O cidadão tailandês de nome Raveeroj Rithchoteanan, 57 anos, condenado em Angola, em Abril de 2019, por tentativa de burla ao Estado Angolano em 50 mil milhões de dólares norte-americanos, foi detido nesta semana em Bangkok, sua terra natal, por nova tentativa de burla, desta vez a um empresário, noticiou a imprensa local.
O falsário, que beneficiou de uma Lei da Amnistia de iniciativa presidencial, em 2022, está agora a ser acusado de atrair um empresário para investir 22 milhões de baht (moeda local) num esquema de pedras preciosas falsas.
Raveeroj Rithchoteanan também estava supostamente envolvido em outro esquema fraudulento, um falso projeto de trem de alta velocidade num projecto que visava políticos locais, quando foi preso em um hotel no distrito de Wang Thonglang no domingo, disse Pol Maj Gen Montree Theskhan, comandante da Divisão de Repressão ao Crime, ao jornal Bangkok Post.
Alega-se que, em 2015, o suspeito disse a um negociante de pedras preciosas que representava um grupo de investidores no valor de 200 mil milhões de baht. Eles planejaram um projeto abrangente de gemas e ofereceram um retorno de 1 bilhão de baht se a vítima concordasse em co- investir.
Raveeroj apresentou uma garantia falsa do HSBC e levou o homem Mianmar e às Filipinas para apoiar a sua reclamação, segundo a polícia.
O suspeito então pediu ao empresário o pagamento de algumas taxas iniciais. A vítima fez uma transferência inicial de 10 milhões de baht e depois mais sete pagamentos, totalizando 22,48 milhões de baht.
Reportagem completa no link.