BNA poderá baixar inflação para estabilizar economia 

Data:

A actual taxa de inflação da economia do país poderá estar abaixo da cifra vigente fixada em 18,19 por cento, com o intuito de se estabilizar a economia nacional, informou esta segunda-feira, no Luena, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Dias.

Para tal, o governador do banco Central anunciou que o Comité de Política Monetária (CPM) do BNA poderá reunir-se no dia 19 do corrente mês (Janeiro) para analisar e discutir a redução da taxa de inflação.

A medida visa tornar a economia do país cada vez mais estável, segundo o governador do BNA, quando falava à imprensa, no quadro de uma visita de 24 horas que efectua à província do Moxico.

O responsável reiterou que a estabilização dos preços na economia nacional continua a ser o principal desafio desta instituição financeira.

Questionado sobre o actual quadro do sistema financeiro nacional, disse que “do ponto de vista global e sistémico, porta-se bem, a julgar por diversos indicadores que permanentemente têm sido objectivo de avaliação por parte do Comité de Estabilidade do Sistema Financeiro deste órgão”.

A perspectiva para o corrente ano, segundo o dirigente, é a de continuar a trabalhar na implementação do plano estratégico do BNA em vigor desde 2023, até 2028 para o êxito das atribuições  do banco Central do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

BNA aprova Plano de Recapitalização e Reestruturação do banco SOL

O plano inclui o encerramento ou fusão de agências,...

Dubai abre portas para investimentos e parcerias com empresários angolanos

Presidente da "Dubai Chamber" diz que volumes de trocas...

FADA simplifica processo de aquisição de crédito para abranger pequenos agricultores

Os agricultores que necessitam de microcréditos para o arranque...

Welwítschia assinala o dia mundial da luta contra a malária sob o mote “Educar é prevenir”

Em parceria com a Associação Semana Rosa, a Welwítschia,...