A Coca-Cola em Angola e a Refriango realizaram a entrega de materiais diversos à organização filantrópica JOBAB Projectos Sociais, no âmbito da Campanha All Hearts, que promove doações a ONGs durante a época festiva, e que em Angola beneficiou a ECO Escola, que promove projectos e iniciativas de educação ambiental na comunidade do Gamek.
O acto, realizado na quarta-feira, 27, ilustra o compromisso global da Coca-Cola em fazer a diferença nas localidades onde opera, tendo como preocupação a gestão dos resíduos sólidos e reciclagem dos mesmos.
Gerida pela organização filantrópica JOBAB Projectos Sociais, a EcoEscola é um projecto educacional, onde os encarregados de educação não pagam as propinas em espécie (dinheiro) mas com a entrega de resíduos sólidos, preferencialmente garrafas de plástico e papelão.
Para dinamizar a actividade desenvolvida pela organização filantrópica, entre os bens doados no âmbito constam: computador, impressora erouter de internet, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem das crianças da Eco Escola, bem como materiais de biossegurança (luvas, botas, uniformes), pás, carros de mão, que ajudarão no processo de recolha e tratamento dos resíduos sólidos.
Sobre esta importante acção, Paula Lima Matoso, Directora de Marketing da Coca-Cola Angola, disse: “A nossa organização tem a missão de criar um Mundo Sem Resíduos com uma visão que visa recolher e reciclar o equivalente a cada garrafa ou lata que vendemos e usar 50% de material reciclado em todas as suas embalagens até 2030. Temos o compromisso de fazer a diferença nas comunidades onde operamos e acreditamos que o projecto Jobab está a causar um impacto não só na gestão de resíduos, mas no desenvolvimento social da comunidade e estamos felizes em apoiar as suas actividades como parte da nossa campanha All Hearts”.
Tânia Jardim, Administradora de Marketing da Refriango, sublinhou que a sua organização vai continuar a promover projectos sociais: “ Somos uma organização movida pela paixão de transformar a vida quer dos nossos colaboradores como das pessoas nas comunidades e vamos continuar a incentivar e a apoiar projectos sustentáveis, inspiradores e que contribuam para a inclusão social, melhoria da sociedade e para a protecção do meio ambiente ”Por sua vez, Areadine Manuel-Coordenadora – Geral da JOBAB Projectos Sociais e Directora da Jobab EcoEscola afirmou o seguinte: “Nós entendemos que o grande problema da nossa sociedade parte da educação, daí termos chegado à conclusão que precisávamos agir e trabalhar com as crianças para que pudéssemos construir uma base sólida para conseguir solucionar os problemas que enfrentamos nas comunidades”.
A responsável explicou que o projecto nasceu da constatação de que “muitas crianças não iam à escola porque os pais não tinham condições de pagar o estudo, por este motivo implementamos o pagamento das propinas com resíduos sólidos”.
Areadine Manuel agradeceu o gesto da Coca-Cola e da Refriango, apelando para que outras instituições sigam o exemplo, podendo “doar livros, computadores, jogos com foco nas crianças, pagar bolsas de estudos ou contribuindo de outras formas”.