Abertura de comportas da barragem da RDC destrói casas no Zaire

Data:

 A abertura das comportas da barragem do Inga, na República Democrática do Congo (RDCongo), provocou a destruição de pelo menos 13 residências no município do Nóqui, província angolana do Zaire, divulgaram hoje as autoridades de Angola.

O governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, que disse estar a acompanhar de perto a situação, sublinhou que “o quadro não é bom”.

Adriano Mendes de Carvalho, em declarações à Rádio Nacional de Angola, referiu que terça-feira o conselho da província esteve reunido e ao longo da noite foi acompanhando a situação, tendo-se deslocado, na manhã de hoje, ao município fronteiriço do Nóqui verificar as consequências no terreno.

“Temos 13 casas neste momento desabadas, temos muitas famílias fora das suas casas”, disse Adriano Mendes de Carvalho, acrescentando que o ministro da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges, já contactou o seu homólogo congolês sobre o assunto.

O governante angolano frisou que as autoridades angolanas não podem proibir a abertura das comportas, mas esta deve ser comunicada previamente, porque existem famílias ao longo da margem do rio.

“O quadro ainda é crítico, vamos percorrer ainda o rio para ver aonde é que estão estas famílias”, disse o governador do Zaire, garantindo apoio aos sinistrados e apelando aos camionistas para que não se desloquem àquele município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Russia pode construir bases de lançamento de naves espaciais em África

A Rússia ofereceu a alguns países amigos a construção...

Empresa de telecomunicações ITA inaugura salas de informática em escola do Uíge

A Internet Technologies Angola, empresa que actua no sector...

Azule Energy faz parte, como operador, do Novo Consórcio que quer acelerar produção de gás em Angola

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),...