A Toyota Motor informou nesta quarta-feira que fará recall de 1,12 milhão de veículos em todo o mundo porque um curto-circuito em um sensor pode fazer com que os airbags não sejam acionados conforme planejado.
O recall cobre veículos do ano modelo 2020 a 2022, incluindo vários veículos Avalon, Camry, Corolla, RAV4, Lexus ES250, ES300H, ES350, RX350 Highlander e Sienna Hybrid e pode resultar no não funcionamento dos sensores do Sistema de Classificação de Ocupantes (OCS). Inclui 1 milhão de veículos nos Estados Unidos.
Os sensores garantem que os airbags não sejam acionados se um adulto ou criança pequena estiver sentado no banco dianteiro. Os revendedores irão inspecionar e, se necessário, substituir os sensores. A montadora planeja começar a notificar os proprietários em fevereiro sobre o recall.
A Toyota emitiu em julho de 2022 um recall para 3.500 veículos RAV4 nos Estados Unidos devido à potencial interferência entre peças internas que poderia fazer com que o sensor OCS detectasse incorretamente o ocupante.
Os airbags frontais salvaram mais de 50.000 vidas nos Estados Unidos ao longo de 30 anos, afirma a Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário.
Os novos sensores foram acionados porque os airbags mais antigos eram acionados da mesma maneira para todos os motoristas e passageiros, causando alguns ferimentos e, em casos raros, até a morte de crianças, adultos pequenos e passageiros sem cinto de segurança que estavam muito próximos do airbag quando ele foi acionado. diz a agência.