O Governo Português disponibilizará, até ao final deste ano, uma verba extraordinária de 34 milhões de euros, para a reabilitação do Forte de São Francisco de Penedo.
Localizada na capital angolana e classificada, em 1992, como património histórico-cultural nacional, a Fortaleza
do Penedo foi construída no período colonial para vigiar o mar e proteger o Porto de Luanda.
Actualmente sob tutela do Ministério da Cultura, o Forte de Penedo foi igualmente usado como depósito para escravos no tempo colonial, pelas autoridades portuguesas.
A verba extraordinária de 34 milhões de euros resulta de um Memorando de Entendimento para Apoio Directo ao Orçamento Geral de Angola, rubricado este domingo (10), em Luanda.
Foram signatários do acordo de financiamento, os ministros das Relações Exteriores da Angola, Téte António, e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho.
A assinatura ocorreu à margem da 6ª Reunião Ministerial do Caminho Conjunto, Angola-União Europeia (UE).
Segundo o governante português, o apoio é uma celebração daquilo que é um património conjunto, tendo acrescentado que o mesmo tem um significado especial, porque acontece perto da celebração dos 50 anos do 25 de Abril no seu país, e um ano antes dos 50 da independência de Angola.
O acordo tem em consideração as prioridades definidas na Estratégia de Longo Prazo – Angola 2050, bem como os programas estratégicos sectoriais relevantes.
Angola e Portugal estabeleceram relações diplomáticas a 9 de Março de 1976, e têm fortes laços culturais e históricos.