Ligado à IA, o novo chatbot dará respostas sobre de tudo um pouco. Dividido em Gemini Pro, Nano e Ultra, é mais uma manobra da Google que concorre diretamente com o Chat GPT.
A Google deu a conhecer esta quarta-feira o Gemini, um futuro chatbot, que vai fazer uso da Inteligência Artificial (IA) generativa de forma a ter capacidade para “combinar diferentes tipos de informação incluindo texto, código, áudio, imagem e vídeo”. O lançamento está previsto para 2024.
A garantia foi deixada pelo CEO Sundar Pichai, numa publicação oficial feita na quarta-feira. Ao que parece, o Gemini tem potencial para rivalizar com o Chat GPT no que diz respeito a fazer uso da IA para gerar respostas automáticas sobre os mais variados temas, sendo possível, a título de exemplo, resolver complicadas equações matemáticas.
O anúncio surge numa altura em que aumenta a pressão para que a gigante tecnológica dê a conhecer os seus planos no que diz respeito ao modo como pretende monetizar a IA e as ferramentas que estão conectadas à mesma.
Ligado a esse propósito poderá estar outro chatbot da Google, o Bard. Este vai fazer uso o Gemini Pro (desenvolvido a partir do próprio Gemini e ligado a uma série de diferentes tarefas) para trabalhar com outras capacidades ligadas à tecnologia em causa. Além do Gemini Pro, foram ainda avançadas informações sobre o Gemini Nano (ligado a tarefas mais específicas) e o Gemini Ultra (a versão mais avançada de entre as três). Estas vão ser lançadas por fases, a primeira das quais no próximo ano.