A Ndongo119 – Embaixada Criativa em colaboração com a Haus der Kulturen der Welt (HKW) de Berlim e o Goethe-Institut de Angola apresentam, de 28 de Novembro a 29 de Janeiro, a exposição a “Memórias Migrantes – Vozes e Imagens da Migração Laboral Angolana na RDA”, um projecto que explora as histórias e experiências dos trabalhadores angolanos na antiga Alemanha Oriental.
O evento, aberto ao público, tem início no dia 28 de Novembro às 17:30, com uma exposição fotográfica documental, que retrata as histórias dos trabalhadores angolanos na RDA em meados da década de 1980, quando Angola enviou milhares de jovens para a antiga Alemanha Oriental como parte de um programa que, inicialmente, era uma prometida bolsa de estudo, mas que na realidade foi diferente. A exposição conta com a curadoria de Luamba Muinga, curador, e João Pedro Lourenço, historiador.
Além da exposição, o programa “Memórias Migrantes” incluirá uma série de eventos especiais de 29 de Novembro a 03 de Dezembro como workshops, diálogos, visitas a arquivos e à cidade capital, bem como uma sessão de cinema, que oferecerão aos participantes uma compreensão mais profunda da realidade vivida pelos angolanos na RDA. Para participar desses eventos, os interessados deverão se inscrever preenchendo o formulário disponível neste link: https://forms.gle/Gmaih3WnjnL2y9QYA.
Esta iniciativa faz parte do projecto “Echos der Bruderländer” (Ecos dos Países Irmãos) desenvolvido pela HKW, que explora as dimensões históricas, ideológicas e pessoais da migração laboral dos países socialistas para a República Democrática Alemã (RDA).