A Uniper terá que pagar 550 milhões de euros (600 milhões de dólares) à italiana Eni, disseram três fontes comerciais na segunda-feira, como resultado de uma decisão de um tribunal arbitral sobre um contrato de fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) que expirou em 2022.
A Uniper, maior comercializadora de gás da Alemanha, divulgou na noite de domingo o prêmio, dizendo que teve que fazer o pagamento a uma empresa de energia europeia sem identificá-la.
O processo de arbitragem, ao abrigo das regras da Câmara de Comércio Internacional, teve início no início de 2021 e diz respeito às disposições de preços de um acordo de fornecimento de GNL de longo prazo com a contraparte, disse a Uniper.
O contrato de GNL em questão foi concluído antes da cisão da Uniper da E.ON em 2016 e expirou no ano passado, disse a Uniper, acrescentando que não eram esperadas mais consequências financeiras como resultado.
A Eni forneceu à Uniper 0,65 milhões de toneladas de GNL por ano entre 2007 e 2022, de acordo com o relatório anual de 2017 do Grupo Internacional de Importadores de GNL (GIIGNL).
A Uniper não quis comentar, enquanto a Eni não estava imediatamente disponível para comentar.
As ações pouco negociadas da Uniper, que se tornou a vítima corporativa de maior destaque na Europa durante a crise energética do ano passado, fecharam em alta de 1,8% na segunda-feira.
A Uniper lançou no ano passado um processo judicial contra a russa Gazprom, o seu antigo principal fornecedor de gás natural, que primeiro cortou e depois suspendeu as entregas, quase provocando o colapso da Uniper.
A Uniper afirmou que a premiação “relaciona-se à reprecificação retroativa do acordo de longo prazo”, sem ser mais específica. Os procedimentos de arbitragem sobre contratos de fornecimento de gás não são incomuns no setor.
A Uniper, que foi resgatada pela Alemanha no ano passado, disse que o pagamento teria impacto nos seus resultados anuais, acrescentando que estava actualmente a analisar a decisão e iria rever as medidas legais. Não forneceu uma perspectiva fiscal atualizada.
A Uniper confirmou em outubro que espera lucros ajustados antes de juros e impostos de 6 mil milhões a 7 mil milhões de euros e lucro líquido ajustado de 4 mil milhões a 5 mil milhões de euros em 2023, graças aos preços à vista do gás abaixo do esperado.