Localizada em Luanda, no município de Viana, a primeira fábrica de lentes oftálmicas em Angola recebeu a visita do Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João. Na visita que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23 de Novembro, onde o ministro teve oportunidade de conhecer a unidade industrial, equipada com tecnologia e instrumentos de última geração utilizados na produção de lentes oftálmicas.
Com a inauguração a ter lugar nos próximos dias, Amyn Habib, Administrador da Oftalmed, afirma que “a fábrica vai contar com quadros altamente especializados, formados na Alemanha e no Brasil, com a inserção de tecnologia de ponta no processo de produção de maneira a garantir qualidade, precisão e excelência no produto final, e, sobretudo, contribuir para a saúde visual da população”.
A fábrica da Oftalmed foi desenvolvida com a colaboração de marcas de renome internacional, como as alemãs, ZEISS, um dos maiores produtores de lentes do mundo, a Schneider e a Buhler, empresas líderes mundiais no desenvolvimento e produção de máquinas industriais para o sector.
Financiado pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), este investimento é de extrema importância para o desenvolvimento socioeconómico de Angola, sendo o primeiro da indústria produtora de dispositivos médicos da especialidade, na África Central e nos PALOP. Facto realçado pelo ministro ao afirmar que “esta fábrica traz grandes benefícios para a economia nacional, vai poder impactar positivamente nos custos de aquisição de lentes, pelo facto de serem produzidas localmente, excluindo o custo do transporte internacional, assim como, retira a necessidade de uso de divisas pelos outros centros oftálmicos do mercado”. Finaliza dizendo que, em termos sociais, com a produção de lentes em Angola, haverá “impacto na qualidade de vida dos usuários de óculos”.