Angola está perto de ser declarada livre de minas

Data:

O director-geral do Centro Nacional de Desminagem (CND) informou, este sábado, no Huambo, que 80 por cento do território angolano está livre de minas.

O responsável falava à imprensa depois da visita do ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, a base de manutenção do Centro Nacional de Desminagem, na localidade de Essaque, município da Chicala-Cholohanga, nos corredores Leste da província do Huambo.

Conforme Carlos Sachimo, até ao momento, as províncias do Cuanza Norte, Huambo, Malanje, Uíge e Zaire estão, totalmente, livres de grupos e campos de minas implementadas durante o conflito armado, embora existam alguns engenhos explosivos não detonados e proliferados em toda Angola.

Assegurou que o Centro Nacional de Desminagem está, actualmente, a criar condições de certificação das províncias que, realmente, estão fora do perigo de minas, mas não dos engenhos não detonados.

Indicou as províncias do Bié, Cuando e Moxico como as que ainda apresentam algum perigo, apesar de não levarem a preocupação ou ao mito de situações de que o país não está desminado.

O responsável disse estarem a decorrer, nesta altura, operações de pesquisas, técnicas e não técnicas, verificações e desminagem nas províncias de Cabinda, Cuando Cubango, Huíla, Lunda Norte e Moxico.

Entretanto, destacou a verificação da linha de transporte Huambo – Huíla e a desminagem dos troços Cuito Cunavale – Mavinga (Cuando Cubango), Malange – Xá-Muteba, Buco Zau – Belize (Cabinda), das plataformas logísticas do Luvo (Zaire) e do Luau (Moxico), para além da estrada nacional Lucusse – Luau – Moxico.

O responsável disse estarem a decorrer, igualmente, acções de sensibilização sobre riscos de minas e engenhos não detonados.

No local, o ministro da Defesa Nacional e Veteranos, João Ernesto dos Santos, acompanhado pela governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, foi informado sobre o estado actual dos equipamentos de apoio técnico das operações de desminagem e constatou a oficina de reparação, manutenção de meios e equipamentos especiais desta actividade.

Seguidamente, o governante, que trabalha no Huambo até domingo, visitou o Centro de Instrução de Tropas do Exército “Heróis de Kangamba”, localizado a 24 quilómetros a Leste do Posto Comando da Região Militar Centro, assim como as obras do Hospital Regional da comunidade castrense, no bairro Cavongue, periferia da cidade do Huambo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...