Angola assinou, na última sexta-feira, em Riade, Reino da Arábia Saudita, os termos concessionais de financiamento, com o Fundo Saudita para o Desenvolvimento (SFD), de cerca de 375 milhões de rials sauditas (equivalentes a USD 100 milhões), para a execução da 1ª fase do Parque Industrial da Catumbela (província de Benguela).
O referido contrato foi assinado, à margem da primeira Cimeira Arábia Saudita/Países Africanos, pelo Secretário de Estado para as Finanças e o Tesouro, Ottoniel dos Santos, e pelo PCA do Fundo Saudita para o Desenvolvimento, Sultan Al Murshid.
O Parque Industrial da Catumbela é mais um projecto do governo angolano, de importância capital para a industrialização e diversificação da economia angolana e regional, que integrará o Corredor Económico do Lobito.
Relembrar que Angola participou, com uma delegação chefiada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, nos dias 9 e 10, em Riade, na primeira Cimeira Arábia Saudita/Países Africanos.
A cimeira visou a melhoria e fortalecimento da cooperação entre as duas regiões, em matérias relacionadas com política externa, segurança e soberania dos estados, bem como o desenvolvimento económico e social sustentável, cultura, educação, comunicação e causas humanitárias.
O evento, que culminou com a aprovação de um roteiro de cooperação Arábia Saudita e África, contou com a participação de membros da coroa real e ministros sauditas, os presidentes da União e Comissão África, Chefes de Estado e Governo de países africanos, líderes do sector privado, associações comerciais e organizações internacionais.