O Instituto Geológico de Angola alberga, de 15 a 17 deste mês, a 15ª Assembleia Anual da Organização dos Serviços Geológicos Africanos (OAGS).
O evento vai reunir quarenta e quatro países membros da OAGS para levar a discussão, a problemática dos minerais para transição energética em África, por forma apoiar a Visão Mineira Africana (VMA).
De acordo com uma nota de imprensa do Instituto Geológico de Angola (IGEO), no programa prevê-se a participação do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo.
Constam igualmente visitas guiadas as estruturas geológicas observáveis no perímetro do Miradouro da Lua-Cabo Ledo, em Luanda.
A Organização dos Serviços Geológicos Africanos (OAGS) foi criada aos 2 de Fevereiro de 2007, como uma iniciativa da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD), através da Parceria Africana para Mineração (AMP).
Dentre outros objectivos, a referida organização surgiu para facilitar a cooperação para pesquisas geológicas em toda a África, através da elaboração e implementação de projectos de capacitação em geociências, promoção de mapas geológicos e publicações, capacitação institucional e transferência de habilidades e tecnologia.