Maior empresa de transformação da madeira do Moxico encerra por falta de matéria prima

Data:

A Yan Chuang Internacional, maior empresa de transformação da madeira da província do Moxico, encontra-se em fase de encerramento, devido à falta da matéria prima, soube esta segunda-feira a ANGOP.

A empresa  Yan Chuang Internacional, que conta nos seus quadros com cerca de 75 trabalhadores, opera neste sector desde há seis anos, na fabricação de camas, cadeiras, mesas, guarda-factos e outros artefactos.

Em declarações à imprensa, no âmbito de uma visita de constatação efectuada pelo governador provincial, Ernesto Muangala, o coordenador dos trabalhos daquela empresa Xavier Crispé disse que a empresa, actualmente, enfrenta dificuldades de aquisição da madeira.

Disse que a carência já perdura há cinco meses, influenciando negativamente no processo de produção da empresa, que até a esta altura já afastou 40 trabalhadores, dos 75 existentes.

“Temos muitos clientes, mas não há matéria prima, e dentro de duas semanas prevê-se o encerramento da empresa e o consequente despedimento dos trabalhadores”, lamentou.

Por sua vez, o governador Ernesto Muangala prometeu trabalhar com o Ministério da Agricultura  e Florestas com vista à se encontrar uma solução e evitar a paralissção daquele empreendimento.

Conforme o responsável, a situação terá uma solução definitiva com a construção de um entreposto de fiscalização, comercialização da madeira na província.

Actualmente a madeira explorada no Moxico é transportada para a capital do país (Luanda), onde é comercializada, “situação que deve ser invertida”, conforme Ernesto Muangala.

A província do Moxico possui uma área de 223 mil 23 quilómetros quadrados, cuja floresta é constituída por várias espécies de madeiras, nomeadamente a Muvula, Mulonde, Mucossua, Muvuca e Mussesse, árvores consideradas de qualidade, que podem ser usadas na produção de imobiliário, dinamizando as pequenas indústrias de transformação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...