Que a vida de empreendedor é cheia de altos e baixos é um facto. Driblar as dificuldades faz parte do jogo, sobreviver no mundo dos negócios já é difícil, tornar-se uma referência com capacidade de influenciar outras pessoas parece mais árduo ainda.
Neste artigo vou mostrar que não precisa ser assim, e para tal vamos analisar a fascinante história de uma das personalidades mais influentes do nosso tempo.
Trata-se de um jovem Senegales, de 23 anos, que perdeu o emprego numa unidade fabril devido à pandemia que recentemente assolou o mundo inteiro. Com uma comunicação não verbal e recorrendo apenas a linguagem gestual, o jovem passou a desmistificar vídeos complexos com soluções simples.
Khaby Lame, hoje é seguido por mais de 80 milhões de pessoas em apenas uma das suas redes sociais, o Instagram, ultrapassando inclusive Mark Zuckerberg, fundador do facebook e actual dono do instagram também.
Mas nem sempre foi esse mar de rosas:
Em 2020 Khaby Lame se via desempregado após ser dispensado de uma unidade fabril na cidade de chivasso, Itália, onde vivia há duas décadas. Sem emprego e sem ter como pagar as suas contas, decidiu voltar para a casa de seus pais. Lá decidiu começar a criar vídeos para a rede social TikTok nos quais repetia um padrão simples: Ele pegava em gravações virais com conteúdo inusitado, por vezes até inúteis, sobre truques para a vida cotidiana, e respondia fornecendo soluções mais simples para cada problema apresentado. Nos seus vídeos ele não pronunciava uma única palavra, e nem precisa, porque o contexto era facilmente compreendido.
Nesse exato momento você tem o que precisa para começar a fazer o que gosta e se concentrar em alcançar os seus objetivos, mesmo que eles pareçam tão simples quanto fazer sorrir as pessoas, como o Khaby faz.
Vale ressaltar que ele gravava com um telefone antigo apoiado em uma garrafa de plástico, e com uma iluminação super precária. Poucas semanas depois de fazer algumas publicações, o jovem desempregado viu sua intenção influenciar centenas de milhares de pessoas em vários países. Hoje seu perfil está entre os 10 mais seguidos do mundo na plataforma.
“Infelizmente, perdi meu emprego, mas isso aconteceu com muita gente. Quando fui demitido e tive de ficar em casa, finalmente pude fazer o que queria e me concentrar no que gosto, fazer vídeos, fazer as pessoas rirem”, explicou Khaby.
Qual é o Insight na história de Khaby Lame:
Decidir fazer o que gosta, se concentrar no que faz e usar o que se tem no momento é o verdadeiro segredo por trás das pessoas que hoje se tornaram influentes. Por isso, não importam as suas condições actuais elas não definem o seu destino final, a menos que você permita.
Nesse exato momento você tem o que precisa para começar a fazer o que gosta e se concentrar em alcançar os seus objetivos, mesmo que eles pareçam tão simples quanto fazer sorrir as pessoas, como o Khaby faz.
Mas o segredo é: Se posicione, compartilhe com o mundo a sua mensagem e naturalmente você irá ganhar o poder de influenciar as pessoas e alcançar o sucesso na vida e nos negócios.