Sonangol reactiva postos inoperantes de abastecimento de combustível

Data:

A Sociedade Nacional de Combustíveis está a reabilitar para reactivação os postos de abastecimento de combustíveis que se encontram inoperantes, na província do Cuanza Norte.

De acordo com o director de Negócios e Parcerias da Sonangol, Daniel Candangi,  o processo de reabilitação iniciou no posto de abastecimento do município de Quiculungo e vai abranger outros nas mesmas condições.

Informou que após o processo de reabilitação, os postos terão uma gestão tercializada.

Daniel Candangi prestou esta informação na quinta-feira, na cidade de Ndalatando, num seminário provincial de incentivo à construção de novos postos de iniciativa privada e reabilitação de postos fora de serviço.

Durante o encontro, o técnico da Sonangol abordou também sobre os modelos de parceria de negócio de lubrificantes e os incentivos da empresa, para os comerciantes interessados em actuar no ramo.

Já o director do Instituto Nacional de Gestão dos Derivados de Petróleo, António Feijó, afirmou que a Sonangol encontra-se a trabalhar no incentivo a investidores interessados em actuar no ramo da comercialização, por via do estímulo à aquisição de postos de abastecimento de combustível móveis e contentorizados.

Destacou o facto de que,  além da montagem dos referidos equipamentos apresentar custos reduzidos,  permitem a venda simultânea de gasóleo, gasolina e outros  serviços comerciais.

As  autoridades da província do Cuanza Norte indicaram que existem, nos municípios do interior, postos de abastecimento de combustíveis inoperantes há  mais de dez anos, alguns desde o momento de construção.

O responsável apontou que nos municípios de Quiculungo, Banga, Bolongongo e Ngonguembo as bombas de combustível encontram-se paralisadas e invadidas pelo matagal.

Esta situação, de acordo com o director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico e Integrado, Humberto Mesquita, está a causar inúmeros transtornos na vida das populações e a entravar o desenvolvimento local.

As populações destas circunscrições, continuou,  são obrigadas a  percorrer vários quilómetros até aos vizinhos municípios do Golungo-Alto, Samba Caju e Ambaca para a aquisição de combustível.

Dados da Sonangol indicam que a província conta actualmente com um centro de estocagem, com capacidade para um milhão, 904 metros cúbicos de combustível, destinado a  abastecer 14 postos em funcionamento.

A actividade,  promovida pelo Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), em que  participaram vários agentes económicos da província,  teve como principal objectivo incentivar o empresariado local a investir no ramo de comercialização de derivados de petróleo.

Edifício da Sonangol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...