O presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda, Alberto Bengue, foi eleito consultor da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), com vista a contribuir com a sua experiência na concretização dos objectivos desta organização.
Segundo uma nota de imprensa enviada hoje à ANGOP, a eleição do gestor angolano foi feita por unanimidade dos associados da APLOP, durante a assembleia geral desta organização, realizada no âmbito do XIV Congresso dos Portos de Língua Oficial Portuguesa, que decorre de 16 a 18 deste mês, em Brasília (Brasil).
Citado na nota, o PCA considerou a sua eleição como uma grande conquista e um enorme prestígio para o colectivo de colaboradores do Porto de Luanda.
Na ocasião, foram, igualmente, eleitos os consultores Ireneu Camacho, presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional Administração dos Portos de Cabo Verde (ENAPOR) e Ted Lago, gestor da Empresa Maranhense de Administração Portuária – gestora do Porto do Itaqui (Brasil).
Com essa eleição, os respectivos consultores têm o desafio de propor à direcção da APLOP contribuições significativas para o alcance da sua missão, que passa pela promoção da cooperação e do desenvolvimento entre os Portos de Língua Oficial Portuguesa.
Com isso, os associados esperam dos primeiros consultores da história da organização um impacto positivo nos esforços colectivos da APLOP, para impulsionar o progresso, a sustentabilidade e a inovação dentro da indústria portuária.
Sob o lema “Corredores logísticos, transição energética, sustentabilidade e inovação”, o XIV Congresso da APLOP foi visto como uma plataforma em que os líderes do sector e as partes interessadas debateram e trocaram ideias sobre tópicos cruciais determinantes para o futuro das operações portuárias.
De acordo com a nota, o evento serviu, também, para a promoção da colaboração, inovação e de práticas sustentáveis dentro da comunidade portuária de língua portuguesa.