O Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, confirmou, nesta quarta-feira, a assinatura nos próximos dias do contrato com a empresa África Global Logistic, vencedora do concurso para exploração do terminal polivalente.
Esta empresa pertence ao grupo MSC, que tem a sede em Genebra e é lider mundial em terminais terrestres e portuários.
O PCA, que falava na abertura do quarto conselho consultivo da empresa, revelou que o Porto está a trabalhar a nível do Ministério dos Transportes sobre o assunto, que vai permitir ao novo operador, de gabarito internacional, assinar o contrato, assinalando-se uma nova era.
“Avizinha-se uma nova dinâmica que visa trazer mais desenvolvimento ao nosso Porto, sempre na perspectiva de elevarmos a produção e a produtividade”, afirmou Celso Rosas.
Entretanto, o PCA considerou que o quarto conselho consultivo, sob o lema: Porto do Lobito na rota da competividade regional, é um espaço onde os trabalhadores e parceiros abordaram assuntos candentes sobre a organização e funcionamento da empresa.
Foi decidido naquele evento que o Porto deve aumentar a eficiência e a diversificação de serviços, garantir a presença de um agente regulador para salvaguardar os interesses do Estado e definir as estratégias para maximização do modelo de gestão do Landlord Port (Porto Sengorio).
Entre as conclusões do colectivo de trabalhadores, consta ainda o melhoramento da capacidade operacional, consolidar a implementação da plataforma electrónica da Janela Única Portuária e melhorar os canais de acesso em condições de garantir o normal funcionamento da sinalização maritima.
O Porto é uma importante componente do Corredor do Lobito, tendo como principais infra-estruturas, os terminais polivalente (carga geral e contentorizada), mineraleiro e o Porto seco.