Construção de duas centrais fotovoltaicas custa mais de USD 900 milhões

Data:

A implementação dos projectos de construção das centrais fotovoltaicas de Laúca, província de Malanje, e de Catete (Luanda) vai contar com um financiamento global de 907 milhões 457 mil e 623 dólares, a serem concedidos, em crédito, pelo Banco de Exportação e Importação (EXIMBANK) dos Estados Unidos da América.

Segundo o Despacho Presidencial n.º 230/23, de 29 de Setembro, do valor total, USD 705,3 milhões (582,4 mil milhões de kwanzas) serão para financiar as infra-estruturas de energia solar, ao que acresce cerca de 202,1 milhões de dólares norte-americanos (Kz 166,8 mil milhões) para despesas sobre exposição a risco.

De acordo com esse documento a que a ANGOP teve acesso esta quarta-feira, o dinheiro a ser emprestado pelo EXIMBANK vai ser usado nos contratos de empreitada, que compreendem o desenvolvimento e a concepção de projecto de engenharia, construção, supervisão e testes de funcionamento das centrais fotovoltaicas de Laúca e de Catete, com capacidade para produzir 400 MW e 104 MW, respectivamente.

Conforme o Despacho Presidencial publicado no Diário da República, o acordo desse financiamento será celebrado entre  Angola, representada pelo Ministério das Finanças (na qualidade de mutuário), e o EXIMBANK (mutuante), com a instituição financeira ING Capital LCC, na qualidade de agente deste banco.

Com isso, avança o documento, é delegada à ministra das Finanças, com a faculdade de subdelegar, para assinar os acordos do referido financiamento e toda a documentação com eles relacionada, em nome e em representação da República de Angola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

BNA aprova Plano de Recapitalização e Reestruturação do banco SOL

O plano inclui o encerramento ou fusão de agências,...

Dubai abre portas para investimentos e parcerias com empresários angolanos

Presidente da "Dubai Chamber" diz que volumes de trocas...

FADA simplifica processo de aquisição de crédito para abranger pequenos agricultores

Os agricultores que necessitam de microcréditos para o arranque...

Welwítschia assinala o dia mundial da luta contra a malária sob o mote “Educar é prevenir”

Em parceria com a Associação Semana Rosa, a Welwítschia,...