A Azule Energy Angola adjudicou um contrato avaliado em aproximadamente 300 milhões de dólares às subsidiárias da Sapura Energy Berhad para transporte offshore e serviços de instalação em Angola. As subsidiárias envolvidas no contrato são a Sapura Offshore Sdn. Bhd, Sapura Energy DMCC e Sapura Energy Engenharia & Construção, LDA. O âmbito dos trabalhos inclui serviços de engenharia, transporte, instalação e actividades conexas nas plataformas Quiluma e Maboqueiro do projecto Angola New Gas Consortium (NGC).
O projecto NGC visa desenvolver e produzir gás não associado localizado em campos de gás offshore para fornecer gás natural liquefeito (GNL) a Angola e fortalecer a capacidade de exportação de gás do país. A Azule Energy, em parceria com a Sonangol P&P, Chevron e Total, irá operar a NGC como uma joint venture não constituída em sociedade. A primeira fase do projeto envolverá a produção de gás no campo Quiluma e Maboqueiro em águas rasas, com potencial adicional nas áreas dos Blocos 2, 3 e 15/14. A Azule Energy deverá começar a produzir gás no segundo semestre de 2026, com produção máxima de 300 milhões de pés cúbicos padrão por dia.
Além deste contrato, a Azule Energy assinou recentemente um acordo de partilha de produção (PSA) do Bloco 31/21 com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Angola e a Equinor. O bloco, operado pela Azule Energy com participação de 50 por cento, cobre uma área de aproximadamente 1.737,5 milhas quadradas nas águas profundas da Bacia do Baixo Congo. O acordo permite a exploração de um poço ao longo de cinco anos, com potencial exploratório remanescente em área com infraestrutura existente.
Além disso, a Azule Energy e a companhia petrolífera estatal de Angola, Sonangol, assinaram um memorando de entendimento (MoU) para impulsionar iniciativas de descarbonização e promover a utilização de energia limpa. O Memorando de Entendimento visa identificar interesses comuns na descarbonização, avaliar potenciais colaborações e explorar oportunidades em projetos de energias renováveis, negócios de baixo carbono e soluções baseadas na natureza.
Este contrato e parcerias estratégicas demonstram o compromisso da Azule Energy em avançar na exploração, promover objectivos de desenvolvimento sustentável e fortalecer a sua posição como parceiro estratégico de Angola no sector energético.