O agendamento para obtenção de vistos para Portugal e outros países utilizando a plataforma da VFS Global não regista nenhuma anomalia, garante a empresa. Em nota enviada à nossa redacção, a VFS Global reitera que “continua a permitir que os requerentes utilizem os seus serviços através da marcação de entrevistas de uma forma justa e que estão em estrito alinhamento e em conformidade com as orientações dos governos para quem trabalha”.
No documento, a empresa reforça ainda que as marcações das entrevistas são gratuitas e as mesmas são validadas por ordem de entrada da solicitação, que as vagas para agendamentos são disponibilizadas com base nas prévias aprovações feitas nas respectivas missões consulares. “A VFS Global não desempenha qualquer papel neste processo nem na decisão de quantos processos vão ser aceites dentre os candidatos, acto que é da inteira responsabilidade e critério do consulado do respectivo governo para o qual presta serviços”, lê-se no comunicado.
As vagas para a marcação dos agendamentos são disponibilizadas on-line na plataforma da empresa e em função do volume de procura ou previsão, e ainda em conjugação com a capacidade de resposta do consulado. Uma vez feito o agendamento, a VFS recomenda vivamente aos candidatos que se apresentem no Centro de Vistos 15 minutos antes da hora marcada para evitar que percam a sua vaga.