Este conteúdo é apenas para assinantes
Foram no total quinze empresas que participaram, nesta terça-feira, 19 de Setembro, na sessão de apresentação do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto aos potenciais investidores do sector.
Organizado pelo Ministério dos Transportes, este evento serviu também para dar a conhecer aos potenciais interessados os termos de referência do concurso para a sua gestão, que o Governo pretende lançar após a sua inauguração.
As empresas inscritas, das mais relevantes no domínio da gestão de infra-estruturas aeroportuárias, são provenientes da Europa, dos Estados Unidos, da China e da América Latina.
Aeroporto Internacional António Agostinho Neto será inaugurado no próximo dia 10 de Novembro, conforme avançou recentemente o Ministro dos Transportes, Ricardo d”Abreu, em conferência de imprensa.
Segundo o governante, o custo total da obra, que foi lançada em 2007, embora tenham apenas começado em 2013, mas, devido a diversas interrupções e necessidade de reformulação do projecto, foi sendo estendida no tempo, é de 2,8 mil milhões USD, bastante abaixo de algumas estimativas feitas anteriormente, algumas acima dos 5 mil milhões USD.
Ricardo de Abreu disse neste mesmo momento que estes números não são muito expressivos para a sua dimensão e o que se espera que seja o seu retorno para a economia nacional.