A China e a União Europeia mantiveram conversações sobre temas como inteligência artificial e fluxos de dados transfronteiriços nesta segunda-feira em Pequim, em meio a disputas sobre uma investigação da UE sobre os subsídios para veículos elétricos (VE) da China.
As conversações fizeram parte de um Diálogo Digital de Alto Nível UE-China co-presidido pelo Vice-Primeiro-Ministro da China, Zhang Guoqing, e pela Vice-Presidente da Comissão Europeia para Valores e Transparência, Vera Jourova, o primeiro desse tipo de diálogo em três anos, disse a Comissão Europeia. em um comunicado.
A reunião ocorre no momento em que as tensões entre a China e a UE aumentam, depois que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou uma investigação sobre a possibilidade de impor tarifas punitivas aos VE chineses para proteger os produtores da UE.
Pequim criticou a investigação como um “ato protecionista” e alertou que prejudicaria as relações económicas.
As negociações de segunda-feira cobriram questões importantes, incluindo plataformas e regulamentação de dados, IA e fluxo transfronteiriço de dados industriais, disseram a China e a UE.
A Comissão Europeia manifestou preocupação sobre “as dificuldades enfrentadas pelas empresas da UE na China para utilizar os seus dados industriais, como resultado da aplicação de legislação recente”.
A declaração não detalhou a que legislação se referia. A China expandiu a sua lei de contra-espionagem em Julho, com amplas actualizações, incluindo a proibição da transferência de qualquer informação relacionada com a segurança nacional e o alargamento da definição de espionagem.