Talatona-Um memorando de entendimento, na área de formação, para o Programa de Desenvolvimento da Banca – Banking Routes, foi ratificado, esta terça-feira, em Luanda, pela Academia BAI e a Associação Angolana de Bancos (ABANC).
A ratificação do acordo, que visa formar quadros para a banca angolana, tem como pressuposto a formação de quadros, obedecendo a um padrão de qualidade e rigor, garantido por formadores especializados que possam elevar o conhecimento, potenciar as competências e certificar os profissionais nos diferentes níveis da banca.
A presidente do Conselho de Administração da Academia BAI, Noelma Viegas D’Abreu, que falava em conferência de imprensa, referiu que o facto de todos os bancos nacionais fazerem parte da ABANC demonstra a necessidade de formação.
Admitiu ser importante dotar os bancários de ferramentas técnicas e comportamentais, matérias exigidas a nível nacional e internacional.
Neste contexto, de acordo com a responsável, o BAI vai formar, ajustar e adequar a formação, segundo as necessidades reais da banca angolana.
“Para frequentar os cursos disponíveis, as candidaturas podem ser feitas de forma individual ou colectiva, obedecendo os pressupostos da formação”, esclareceu .
Já o presidente da direcção da ABANC, Mário do Nascimento, referiu que a banca tem maior necessidade de formação, tendo em conta o processo de modernização que regista, nas áreas de risco e da cyber segurança.
Outro aspecto focado pelo bancário foi a qualidade na prestação de serviço a nível da banca que, segundo ele, não está desassociada do desenvolvimento bancário.
O memorando tem como pressupostos o facto do processo de aprendizagem ter de ser feito com base na aquisição de conhecimentos e que este seja cumulativo, e obedeça um plano de progressão, níveis e escalões de aprendizagem regular e atualizações permanente e sistemático.
Segundo o responsável, os interessados poderão aprender matérias relacionadas ao fundamentos da banca, área comercial, gestão de risco, gestão estratégica e liderança, inovação e tecnologia