Angola e Turquia pretendem duplicar o volume das trocas comerciais

Data:

As trocas comerciais entre Angola e Turquia vão atingir, num futuro próximo, a cifra de 500 milhões de dólares, ao contrário dos actuais 250 milhões de dólares, informou, esta terça-feira, em Luanda, o embaixador turco, Ufuk Ekici.

Segundo o diplomata, que falava durante a abertura do Fórum de Negócios Turquia-Angola, os dois governos pretendem duplicar o volume das trocas  comerciais, tendo em conta o desenvolvimento exponencial, verificado nas relações entre os dois países.

Ufuk Ekici referiu que os indicadores monstram que esta intenção está no bom caminho, a julgar pelos dados apresentados pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).

Dados oficiais mostram que a Turquia é o quinto país com maior número de projectos apresentados à AIPEX. 

De acordo com Ufuk Ekici,  Angola e Turquia possuem relações de alto nível, pelo que acredita existirem ainda muitas áreas abertas para cooperação.

” As empresas turcas podem ajudar a diversificar a economia angolana,  com a variação da produção,  a exportação  e a construção de infra-estruturas, tendo em conta o seu conhecimento nestas áreas”, asseverou. 

Avançou que  a indústria de montagem pode ser uma solução comercial para Angola, adiantando que as empresas turcas já estão a aplicar este modelo em Angola e noutros países.

O diplomata entende que se precisa, entre os dois países, flexibilizar e simplificar o regime de vistos, as alfândegas e o sistema bancário, podendo assim aumentar a eficiência dos investimentos estrangeiros. 

Apontou também que o aumento das frequências de voos da Turkish Airline, de 3 para 4 vezes semanais, como outro ponto que ajudará os povos a visitarem-se facilmente e com maior frequência.

Por sua vez, o embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, disse que a cooperação entre os dois países atingiu o ponto mais alto, há dois anos, com as visitas mútuas dos dois Chefes de Estado, que permitiu a assinatura de vários acordos.

De acordo com o diplomata,  Angola possui muitos recursos naturais e é precisamente neste capítulo que a Turquia pode apoiar o país com o seu conhecimento.

Frisou que que os dois países têm muito sectores em comum para explorar e partilhar para estreitar ainda mais este laço de cooperação.

“Espero que os empresários turcos possam sair daqui,  com a percepção sobre o ambiente de negócio em Angola”, frisou.

O Fórum empresarial Turquia-Angola  é uma organização da Agência de Exportadores  da Turquia (TIM).  A delegação empresarial turca está em Luanda com 28 empresas de vários sectores.

Ainda hoje as delegações empresariais dos dois paises discutiram, entre outros assuntos,  as propostas de investimentos apresentadas pelas partes. 

Estiveram presentes no  evento representantes do corpo diplomático acreditado em Angola, de organizações empresariais de Angola e Turquia, bem como homens de negócios singulares. 

Angola e Turquia mantêm cooperação comercial nas áreas dos transportes aéreos, defesa, comércio, protecção de investimentos, petróleo, mineração, agricultura  e energias renováveis.

A Turquia reconheceu Angola como país soberano, logo após a sua independência em 1975 e as relações diplomáticas cimentaram-se com a abertura da embaixada turca  em Angola, em 2010,  seguindo-se  Angola na Turquia em 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...