O órgão regulador dos mercados da Nigéria ordenou que a Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo, suspendesse suas operações no país, dizendo que uma unidade local que seduzia investidores nigerianos por meio de um site era ilegal.
“A Binance Nigeria Limited é instruída a parar imediatamente de solicitar investidores nigerianos de qualquer forma”, disse a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) em comunicado datado de 9 de junho. Ela disse que a empresa não foi registrada ou regulamentada, tornando-a ilegal.
A Binance não pôde ser imediatamente contatada para comentar.
A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA processou esta semana a Binance e a Coinbase por supostamente violar suas regras.
No ano passado, a SEC da Nigéria publicou um conjunto de regulamentos para ativos digitais, sinalizando que o país mais populoso da África estava tentando encontrar um meio-termo entre a proibição total de criptoativos e seu uso não regulamentado.
Isso foi depois que o banco central da Nigéria em 2021 proibiu bancos e instituições financeiras de negociar ou facilitar transações em moedas digitais.
A população jovem e conhecedora de tecnologia da Nigéria adotou avidamente as criptomoedas, por exemplo, usando o comércio ponto a ponto oferecido pelas bolsas de criptomoedas para evitar a proibição do setor financeiro.