O órgão regulador da aviação dos Estados Unidos disse nesta quarta-feira que está a propor regras abrangentes de treinamento e certificação de pilotos para táxis voadores, aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), que têm sido apontadas como o futuro da mobilidade aérea urbana.
As aeronaves urbanas de baixa altitude atraíram intenso interesse global, com inúmeras empresas eVTOL abrindo o capital. Novas regras são necessárias porque muitas aeronaves propostas decolam e pousam como um helicóptero, mas voam como um avião até seu destino, disse a Federal Aviation Administration (FAA).
A FAA disse que sua proposta está em conformidade com os requisitos da Organização Internacional de Aviação Civil, permitindo que os pilotos dos EUA operem em outros países.
As companhias aéreas e outras empresas procuram desenvolver serviços de transporte usando aeronaves movidas a bateria que podem decolar e pousar verticalmente para transportar passageiros para aeroportos ou para viagens curtas pela cidade, permitindo que evitem o tráfego.
Em maio, a FAA emitiu um “plano atualizado” para o espaço aéreo e outras mudanças para acomodar futuros táxis aéreos. No ano passado, emitiu uma proposta para atualizar sua definição de transportadora aérea para adicionar operações de “elevação motorizada” aos regulamentos que cobrem outras operações comerciais, como companhias aéreas, fretamentos e passeios aéreos.
A FAA disse que, de acordo com o projeto, as operações de táxi aéreo começarão em um ritmo baixo, semelhante aos helicópteros, e usando rotas e infraestrutura existentes, como heliportos e vertiportos.
A FAA disse que não espera que o primeiro eVTOL inicie as operações comerciais até o final de 2024 ou início de 2025.
No ano passado, a FAA emitiu os critérios de aeronavegabilidade que a startup de táxi aéreo Joby Aviation deve atender para sua aeronave Modelo JAS4-1 eVTOL e a Archer Aviation para que seu táxi aéreo seja certificado para uso.
A Delta Air Lines investiu US$ 60 milhões na Joby em uma parceria com o objetivo de oferecer aos passageiros transporte de táxi aéreo de e para os aeroportos de Nova York e Los Angeles dentro de alguns anos
Pilotos que trabalham para fabricantes de eVTOL poderiam servir como o quadro inicial de instrutores de voo, que então treinariam instrutores em escolas de voo e transportadoras. Critérios de elegibilidade alternativos permitiriam que alguns pilotos atendessem aos requisitos de experiência de tempo de voo mais rapidamente.