Uma missão empresarial turca visita Angola este mês, para constatar o potencial angolano nos mais variados domínios, anunciou, em Ancara, o embaixador José Patrício.
O diplomata, que falava à margem da cerimónia de tomada de posse do Presidente reeleito, Recep Erdogan, afirmou que Angola e Turquia, nos últimos anos, realizaram importantes reformas económicas, envolvendo a melhoria do ambiente de negócios, que os colocam em posição privilegiada para o relançamento da cooperação em várias áreas.
Na cerimónia de posse do Presidente turco, para o terceiro mandato, Angola esteve representada pela Vice-Presidente da República, Esperança Costa.
Cooperação com a Turquia
O volume de comércio entre a Turquia e Angola, em 2020, foi de 187 milhões de dólares. O país exporta para Angola, principalmente, produtos de moagem, alimentos, máquinas e equipamentos, plástico, ferro e aço.
De Angola, a Turquia importa carvão vegetal, combustíveis, minerais, obras de madeira, aço, rações para animais, madeira e grupos de produtos derivados.
Para o mundo empresarial turco, Angola oferece oportunidades em sectores como o têxtil, couro e produtos de couro, mineração, energia e construção.