Fiscalização: Mais de 500 toneladas de produtos diversos impróprios para consumo retirados de circulação

Data:

Mais de 500 toneladas de produtos diversos, avaliados em mais de 201 milhões de kwanzas, foram apreendidas em Luanda, no primeiro trimestre deste ano, pela Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA).

Trata-se de 45 toneladas de fuba de milho em mau estado de conservação da empresa BEFCO Indústria, Lda,  471 740 quilos de gritz de milho (farinha de milho grossa) da Cobeje, na empresa Cuca, bem como gelados, frangos e leite da empresa Noble Group por estarem, também, em mau estado de conservação.

Esses dados, a que a ANGOP teve acesso hoje, constam do relatório de balanço das acções inspectivas da ANIESA relativo ao primeiro trimestre de 2023.

O documento aponta também o encerramento temporário de quatro fábricas de produção de whisky de marca “Simba Patys”, “Twalis Simba”, “Stark” e “Casa Velha”, no município de Cacuaco.

“Estas bebidas eram produzidas com matéria-prima já caducadas, armazenadas de forma inadequada, constituindo, desta maneira, um grande atentado à saúde pública dos angolanos”, sublinha o relatório.  

Já no município de Viana, as firmas “Santos Zhang – Comércio e Serviços, Lda”, “Zhipeng – Comércio e Serviços, Lda” e “Lin Yang Guane – Prestação de Serviços Lda” foram suspensas, temporariamente, das suas actividades por venda ilegal de roupa usada (fardos).  

Essas entidades beneficiavam, durante a importação, de isenções aduaneiras (taxa de importação 0%), por declararem que os produtos seriam doados.  

Esse documento, sobre acções inspectivas no sector económico, reporta também acções desenvolvidas nas províncias do Bengo, Benguela, Bié, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Huambo, Cuando Cubango, Malanje e Huíla.

Dessas províncias, apenas seis, a excepção de Cuanza Norte, Huambo e Cuando Cubango, foram reportadas, destacando-se encerramento de fábricas, suspensão temporária de empresas, apreensões por motivos diversos e outros.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...