Aconteceu no passado dia 22, no Hotel HCTA, a cerimónia oficial de apresentação do Troféu do Campeonato do Mundo de Basquetebol, no âmbito do “Naismith Trophy Tour”, a digressão do troféu, símbolo máximo do basquetebol mundial. A referida taça é a mesma que será entregue ao vencedor da 19.ª edição do Campeonato do Mundo de Basquetebol que vai ser disputado entre 25 de agosto e 10 de setembro, nas Filipinas, no Japão e na Indonésia.
A cerimónia oficial de apresentação do troféu foi prestigiada pela presença da Ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, por técnicos e ex-praticantes da modalidade, bem como membros da sociedade civil. Entretanto, o evento foi antecedido por uma exibição pública mais alargada no Belas Shopping, em Luanda, onde as comunidades tiveram a oportunidade de interagir com a taça.
No dia seguinte, 23 de Maio, aconteceu uma sessão fotográfica em várias pontos turísticos e emblemáticos da cidade de Luanda com destaque para a Fortaleza, Marginal, Museu da Escravatura e Palácio de Ferro. Durante o itinerário nas diferentes localizações as pessoas poderam também tirar fotos com a taça.
O Naismith Trophy é uma homenagem ao Dr. James Naismith, o inventor do basquetebol. Desde 1965, a FIBA decidiu nomear o troféu em sua honra, e a versão atual, criada em 1998, possui o nome de Naismith gravado em escrita latina, árabe, caracteres chineses e hieróglifos egípcios, simbolizando a influência internacional da modalidade.
A nova versão do troféu tem aproximadamente 60 centímetros de altura, sendo 13 centímetros mais alta que a versão anterior. É feita quase inteiramente de ouro e apresenta os nomes dos campeões anteriores da Copa do Mundo gravados na base. O nome original da FIBA (Federation Internationale de Basketball Amateur) está gravado no aro do troféu, destacando sua importância histórica.