Grupo Mitrelli celebra uma década de presença e impacto em África

Data:

O Grupo Mitrelli está a celebrar 10 anos de impacto em África, e em particular em Angola, onde tem vindo a desenvolver e implementar projectos de infra-estruturas holísticas, incluindo soluções de água e energia, agricultura, saúde, educação e protecção ambiental. Para celebrar uma década de actividade e de impacto no território africano, o Grupo Mitrelli reuniu ontem à noite, no Museu da Tolerância de Jerusalém, em Israel, os colaboradores, clientes e parceiros, e altas personalidades israelitas e de muitos outros países.

Entre os mil convidados de honra estavam cerca de 500 colaboradores do grupo, provenientes de Angola, Costa do Marfim, Senegal, Suíça e Israel, tanto da direcção como das equipas. Não faltaram personalidades africanas, tendo-se destacado o ministro e conselheiro do Presidente do Senegal para a Agricultura e a Indústria, Serigne Gueye Diop, o ministro da Energia e  Águas de Angola, João Baptista Borges, Vaflahi Meite, director-geral da Diplomacia Económica do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Integração Regional e da Diáspora da República da Costa do Marfim; e embaixadores de África. O evento contou também com a presença do antigo Presidente de Israel Reuven Rivlin, do Presidente da Câmara de Jerusalém, Moshe Lion, bem como de altos funcionários económicos, activistas sociais, fundações filantrópicas e empresas de tecnologia israelitas.

Ao mesmo tempo que marcou o arranque das celebrações dos 10 anos do trabalho do Grupo Mitrelli em África, o evento celebrou a relação profunda entre Israel e África, centrando-se na cooperação em inovação como a força motriz que tem impacto no crescimento do continente africano, e o incrível potencial humano e económico do povo africano.

O evento contou com a apresentação da reconhecida actriz, activista e influenciadora digital angolana Bruna Sousa, tendo as boas-vindas às celebrações sido dadas por Haim Taib, fundador e presidente do Grupo Mitrelli e da Fundação Menomadin.

“O Grupo Mitrelli é a fusão de lideranças e equipas multinacionais, e uma ponte importante para África. O investimento na ediucação e no talento local é o que permitirá à próxima geração fazer crescer a economia, criar novos empregos e estabelecer as próximas empresas de tecnologia em África. Na próxima década, iremos proporcionar formação profissional e tecnológica a um milhão de pessoas no continente. Juntos, com o ecossistema tecnológico israelita, podemos desenvolver soluções inovadoras para resolver este problema”, destacou Haim Taib.

Como parte integrante da visão a longo prazo do Grupo e do seu compromisso para com a prosperidade social e económica das populações e comunidades em África, o fundador e presidente anunciou o “Prémio de Impacto Mitrelli”, uma subvenção anual de 100 mil dólares atribuída a uma pessoa ou equipa que apresente iniciativas inovadoras destinadas a criar oportunidades de emprego nas áreas da tecnologia, saúde e educação no Continente Berço.

Num breve comentário, o ministro angolano João Baptista Borges afirmou durante o evento que “o acesso das populações à água potável e ao saneamento básico é um direito humano fundamental. Assim, deve haver uma gestão equitativa e racional deste importante recurso natural, entre os diferentes utilizadores, numa perspectiva de justiça, equilíbrio intergeracional e harmonia internacional.”

Desde 2013, o Grupo Mitrelli está empenhado em África e o seu povo, com 2.500 colaboradores, dos quais mais de 80% estão em África, gerindo mega-projectos em Angola, Senegal, Costa do Marfim, Moçambique, e não só. Actualmente, cerca de meio milhão de pessoas já beneficiam de acesso a água potável e a electricidade, e centenas de milhares de pessoas têm acesso a cuidados de saúde, bem como a projectos de educação e formação, como parte do impacto do Grupo Mitrelli na região. 

Nas palavras de Yaron Tchwella, CEO do Grupo Mitrelli: “Em apenas algumas décadas, África será o lar de mais de 50% da população jovem do mundo com menos de 15 anos, o que requer atenção imediata. Estabelecemos objectivos agressivos para a próxima década, com o tema abrangente de estabelecer a Mitrelli como a ponte entre o mercado africano e as soluções inovadoras que podem impulsionar a segurança alimentar, a educação, os cuidados de saúde, a energia, a tecnologia, a habitação e o emprego, para promover o crescimento económico e a estabilidade social em toda a África”. 

O Grupo Mitrelli colabora com instituições públicas e entidades privadas, através das suas subsidiárias especializadas, criando projectos de infra-estruturas sustentáveis de grande escala, com impacto na prosperidade económica e na qualidade da vida. Muitos dos projectos da Mitrelli abordam os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, reforçando os alicerces para o crescimento e prosperidade nacional e humana.

Em Angola, um dos principais exemplos do trabalho da Mitrelli é o projecto “Água para Todos”, através do qual são introduzidas infra-estruturas de abastecimento de água integradas e sustentáveis em áreas rurais, fornecendo água potável através de sistemas de energia reduzida, com funcionamento simples, manutenção mínima e a máxima fiabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

CEO da Lucapa Diamond, Nick Selby, abandona o cargo

O director executivo e administrativo da Lucapa Diamond, Nick...

Endividamento das famílias e das empresas cresceu 26,6% em Outubro, diz BNA

O endividamento do sector privado (empresas privadas e particulares)...