O volume de negócios gerado pela II edição da Feira Agro-industrial de Viana, encerrada esse domingo, em Luanda, rondou os 105 milhões de kwanzas, informou o presidente do conselho de administração da empresa organizadora C. Calas Angola, Carlos Calas.
O empresário deu essa informação numa conferência de imprensa que marcou o encerramento do evento realizado de 11 a 14 do mês Maio.
No certame participaram 80 expositores dos 150 previstos de diferentes empresas, provenientes das províncias de Luanda, Benguela, Bengo, Malange, Uige, Cabinda e Cuanza norte.
Na ocasião, Carlos Calas agradeceu a participação de todos e anunciou que a sua organização em parceria com a administração local e as referidas empresas tornassem a referida Feira como a segunda melhor da província de Luanda.
Ao encerrar o evento, a directora Nacional do Instituto de Desenvolvimento Industrial Inovação Tecnológica, Filomena de Oliveira, disse que o município é o que tem mais industrializa no país e, consequentemente, o com maior população, logo a necessidade de haver mais empresas a expor os seus produtos.
Lançou o repto a todos expositores empresariais para se juntarem à Instituição que dirige para remeterem os dados das suas produções e marcas, por forma a se introduzir no projecto que está a ser criado sobre o “Made in Angola” que terá um catálogo digital e não só, com objectivo de se divulgar tudo que o país produz.
O desafio foi igualmente feito à administração local, no sentido de se mobilizar mais os empresários visando a efectiva participação nas feiras desta natureza, pois, justificou, Viana possui um potencial sem igual no país.
Informou aos expositores que o Governo angolano tem a incumbência da inversão da importação de têxtil e da formação dos jovens, visando a diversificação da economia nacional.
Finalmente, incentivou a todos a colaborarem para a realização da próxima Feira de 2024, onde prevê a participação efectiva do potencial que o município de Viana tem, uma vez que, lembrou haver 268 empresas só no pólo industrial desta municipalidade.
Após a sua intervenção final, a empresa fez a entrega de diplomas de mérito e participação dos expositores.