A Companhia Siderúrgica do Cuchi, na província do Cuando Cubango, iniciou na madrugada de hoje, segunda-feira, a produzir, de forma experimental, uma média de 150 a 200 toneladas/dia de ferro gusa, contra as 300 toneladas projectadas inicialmente.
Até agora foram construídos, para sustentação da fabricação do ferro, 960 fornos, com a capacidade para a produção, cada, de mais de cinco mil e 500 metros cúbicos de carvão por semana.
Em declarações à imprensa, o director executivo da Companhia Siderúrgica do Cuchi (CSC), Geraldo Basques, disse que a indústria, doravante, vai impulsionar o desenvolvimento sustentável do país nesse quesito.
Referiu que este processo inicial oscilar nos 150 a 200 toneladas/dia, até atingir a máxima fixada em 300 toneladas/dia, para atingir nos próximos tempos um total de 1.500 toneladas anualmente.
Até ao momento, já foram investidos mais de 50 milhões de dólares norte-americanos, desde a construção da fábrica, exploração da mina de ferro bruto, movimentação da linha ferroviária, entre outros investimentos.Implantada numa área de mais de dois mil hectares, a companhia criou, numa primeira fase, 1.200 postos de trabalhos directos e indirectos, dos mais de cinco mil directos previstos até à fase terminal.