China continua a ser o principal destino do petróleo angolano

Data:

A República da China, um dos maiores credores de Angola, continua a ser o principal destino das exportações de Angola, com 50,26%, a Holanda (9,95%), a Índia (7,85%) e a Espanha (6,76%), de acordo com dados do primeiro trimestre do ano corrente. No global, Angola exportou 87,9 milhões de barris de petróleo bruto, no primeiro trimestre deste ano, avaliado em USD 6,9 mil milhões, menos 14,82% face ao período anterior.

Influenciaram o desempenho das ramas angolanas, a firme procura  dos países do ocidente fruto das elevadas margens  de refinação devido às  sanções impostas à importação dos produtos  da Rússia e ao inverno  mais frio que o esperado nos EUA.

A reabertura das fronteiras da China e a melhoria dos indicadores económicos a nível global impactaram o mercado de petróleo no geral e das ramas angolanas, em particular.

Por outro lado, o não surgimento da tão esperada procura do Ocidente por ramas angolanas que resultaria da entrada  em vigor das sanções  ao petróleo da Rússia, bem como o redireccionamento de um grande número de carregamentos  daquele país asiático para a Índia e para a China, também influenciaram de forma negativa aos diferenciais da rama  angolana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

“Fuckin’ Globo” é o grande vencedor da 4ª edição do DocLuanda 2025

Documentário distinguiu-se da concorrência por sua "originalidade" e leva...

Artista moçambicana retrata vivências ocultas das águas de Luanda

Rotina laboral, dramas socioeconómicos e políticos dos homens do...

“Pecadores” estreia em IMAX no ZAP Cinemas

O ZAP Cinemas estreia esta sexta-feira, 18 de Abril,...